quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Um ano de Yoga

Esse mês completei um ano de contato com essa prática maravilhosa que é o Yoga. 




O Yoga transforma a vida das pessoas. 

Yoga significa união com o universo, integração do corpo, mente e a energia vital. É um estilo de vida e sua filosofia nos integra com o nosso eu e aflora sentimentos de amor próprio que nunca pensei que fossem tão fortes.

Esse carinho e cuidado consigo mesmo trazem equilíbrio nas emoções, serenamento e paz. Não é rara a introspecção, pois quando estamos completos nada mais precisamos, se bem que as relações que mantemos, se tornam ainda mais fortes, porque com toda essa transformação, o que é bom fica ainda melhor.

Yoga não é apenas asanas (posturas), é consciência corporal, mental e espiritual. 

O relaxamento, as respirações (pranayama), a meditação nos traz, ou melhor, nos revela um mundo que estava guardado dentro de nós mesmos e sequer acessávamos. Acessar esse canal é ir ao encontro da saúde integral que não existe sem o amor próprio - que é o único amor incondicional.


Não que eu tenha mudado completamente e hoje eu seja a pessoa mais ‘zen’ do mundo! A minha essência é de energia, é de fogo, não tenho e não devo mudá-la. Cada ser é único e aqui está a beleza do ser humano! Hoje eu seleciono os sentimentos e canalizo as minhas emoções.

Aprendi muitas coisas, inclusive que ansiedade nada mais é do falta de organização e planejamento, por isso não mais me considero uma pessoa ansiosa, e sim uma pessoa organizada e com atitude. Tudo que está em minhas mãos, faço hoje. Amanhã é o tempo dos procrastinadores. Percebo que antes o que eu nominava de ansiedade era puro receio, ou medo, das atitudes ou da inércia das outras pessoas. No momento que eu tenho consciência que eu fiz tudo que estava ao meu alcance, não há mais 'ansiedade'.

Falo o que penso e prefiro dizer uma dura verdade do que fingir algum sentimento inverídico. Seleciono sentimentos e cultivo as emoções boas.
Aprendi a cuidar do meu corpo e da minha mente. Aprendi a respirar fundo e a nutrir meu corpo com energia vital. 

Hoje eu me respeito, me amo profundamente e apenas assim posso amar verdadeiramente o próximo. O único amor incondicional é o próprio... aprendi a cuidar da minha essência e daqueles que amo.

Ainda tenho muito a aprender, minha caminhada está apenas no começo... mas só de sentir essa vibração e essa vontade de seguir o aprendizado, fico ainda mais feliz!

O Yoga é uma revolução interna, é o despertar da consciência. Aprendi muito... conheci melhor meu corpo, meus limites e minhas emoções.

Nessa bela caminhada yogue entrei em contato com diversos ensinamentos, como as terapias ayurvédicas (milenar medicina indiana) e massagem abyanga. São filosofias milenares e curativas que fazem um bem incrível em nossas vidas. 


Dentro da Ayurveda, entrei em contato com a culinária ayurvédica... aprendi usar temperos deliciosos a fim de equilibrar o organismo (quero e preciso aprender muito mais). 


A massagem abyanga é a automassagem ayurvédica com óleos que têm o poder de equilibrar e curar... falando assim parece utopia, né? Mas posso dizer que senti na pele as mudanças! Além da cura de males do corpo, faz um bem danado para a mente... é inacreditável a sintonia e a sensação de plenitude!



Esse texto é apenas um relato dos benefícios e das mudanças que o Yoga fez e proporcionou em minha vida. De forma alguma é um texto que lhe orientará de como fazer, pois não tenho formação - apenas estou conhecendo e me encantando com tantas maravilhas que estão ao nosso dispor e estou compartilhando com você!

Para uma completa e correta imersão, aplicação e conhecimento existem profissionais muito bem preparados que poderão lhe auxiliar, procure um professor/instrutor de yoga com uma boa formação e um terapeuta ayurvédico que tenha feito o curso completo, inclusive com módulo na Índia. 



Obrigada a todos que caminham comigo! Namastê!! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário