segunda-feira, 27 de abril de 2015

Dica de leitura: “Se eu ficar” e “Para onde ela foi”, de Gayle Forman.

Ao ler a sinopse do livro “Se eu ficar” e de sua continuação “Para onde ela foi”, eu fiquei com muita vontade de ler os livros, talvez pelo tema envolvido – experiência de ‘quase-morte’, acho que se pode dizer assim, e também pelos sentimentos envolvidos.

O livro trata da história, e do dilema, digamos assim, de Mia que após um grave acidente tem que se ajudar e, sobretudo, decidir sobre seu futuro. O fato é que após o acidente onde ela perde toda sua família, ela continua vendo e ouvindo tudo. Ela vê o seu corpo, escuta tudo a sua volta, mas não sente nada. Nesse período, Mia nos conta sua história antes do acidente e também busca respostas para fazer a escolha mais difícil de todas: se deve ficar ou se deve se entregar e ir embora também.

Ao contrário do que se imagina esse dilema não é torturante para o leitor. Muitas vezes eu pensei “fica, por favor!”, mas em outros momentos eu pensava “vai, se entrega, nada aqui vale a pena”... Afinal não é nada fácil pensar em ficar aqui quando se perdeu toda família... Mas aí tem os sonhos, os projetos, o amor... A história é muito bem escrita e me envolveu completamente... O final me deixou muito feliz!

Confesso que sofri em algumas partes do livro, mas é inevitável quando você se coloca no lugar e percebe como pequenas coisas são importantes e outras que pensávamos ser grandes, nem tem tanta importância assim. Adoro livros que mexem com nossos sentimentos como esse, que nos fazem pensar nas possibilidades e dos motivos de lutar ou de se entregar.

O segundo livro “Para onde ela foi” é uma história contada por Adam – namorado de Mia, três anos após o acidente, expondo todos os medos, angústias e esperanças após um acontecimento tão devastador quanto a perda de toda família de sua amada e as consequências disso.

Não vou contar qual foi a “escolha” de Mia no primeiro livro, assim você ficará ansioso para saber o desenrolar da história, bem como as surpresas que virão no segundo livro.

Esses livros são ótimos, com leitura fácil e cativante. Você vai se emocionar (eu me emocionei muito)!!

Mais uma autora que eu me apaixonei... Recomendo! Eu já estou com o terceiro livro dela em mãos: "Apenas um dia"!


Boa leitura! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário