sexta-feira, 18 de julho de 2014

“Diário do Farol”, João Ubaldo Ribeiro

Há poucos dias li a obra “Diário do Farol”, de João Ubaldo Ribeiro e não pensei que no momento que fosse postar no blog seria em forma de homenagem ao escritor.

João Ubaldo Ribeiro
1941 - 2014
João Ubaldo Ribeiro, escritor e acadêmico, faleceu hoje (18/07/2014), aos 73 anos. Ele era o 7º ocupante da cadeira  34 da Academia Brasileira de Letras. Foi eleito em 7 de outubro de 1993, na sucessão de Carlos Castello Branco.


"Diário do farol” é o relato autoral de um padre amoral e inescrupuloso a respeito de suas maldades. A história é contada quando esse padre já se encontra morando isolado em um ilha com um farol, que se chama Lúcifer, que, ironicamente, significa ´aquele que detém a luz´.

A obra traz com detalhes os fatos ocorridos desde a sua infância em casa e no seminário. No início do livro, o leitor fica com pena do jovem seminarista devido aos maus-tratos do pai sofridos na infância, o que supostamente o teriam deixado com a índole tão ruim; posteriormente, o sentimento do leitor muda, pois as maldades são inacreditáveis.

Além disso, ele usa pretextos do passado para justificar suas atitudes, de maneira convicta, contra seus familiares, contra colegas de seminário e contra uma mulher que o desprezou. O relato é impressionante e muitas vezes chega a dar arrepios, tamanha a frieza, a crueldade e a certeza de justiça nos pensamentos bárbaros e loucos do padre, bem como a descrição das atitudes e condutas repulsivas durante toda a sua vida.

Durante todo livro, o padre dialoga com o leitor dizendo que não há bem ou mal. Inclusive ele faz piada com as crenças cegas do catolicismo, manipula os fiéis usando sua posição de padre e orientador moral e religioso.

É uma obra intrigante que nos choca a cada página com a riqueza de detalhes sórdidos, nos levando a refletir sobre nossa condição social e humana e sobre o que as pessoas são capazes de fazer para satisfazer os caprichos e vinganças de uma mente perturbada.

Boa leitura!

2 comentários:

  1. Mais uma perda de um grande escritor brasileiro, há pouco tempo foi Ivan Junqueira, outro grande escritor, parabéns pela homenagem Lisiê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... agora ficam apenas os legados. Grande escritor! Obrigada pela visita e pelo comentário! Seja sempre bem-vindo!

      Excluir