terça-feira, 17 de junho de 2014

Dica de filme: “Getúlio”

filme 2013
Sou fascinada pela história do Brasil, em especial a tudo que remeta ou que diga respeito ao Rio Grande do Sul. Gosto muito de livros e filmes a respeito dos grandes acontecimentos históricos do nosso país e não seria diferente com o filme “Getúlio”, estrelado por Tony Ramos, que faz magnificamente o Dr. Getúlio Vargas.

Sinto-me com liberdade de comentar a respeito do filme, pois a história é conhecida por todos, então não estarei antecipando fato algum ou sendo 'estraga prazeres". O filme é incrível. Emocionante. É impossível não sentir na pele a angústia do nosso presidente Getúlio em seus últimos dias.

É um filme histórico, emocionante, com grande atuação dos atores. Inclusive a caracterização está impecável. O filme é imperdível. Durante todo filme eu me senti fazendo parte de tudo aquilo. Foram incrivelmente demonstrados os fatos e os tristes acontecimentos daquele período (agosto de 1954).


O filme mostra os últimos dezenove dias do presidente Getúlio Vargas – um grande estadista, sereno, seguro, comprometido com a moralidade, a verdade e o esclarecimento dos fatos, sobretudo a respeito do “atentado da Rua Tonelero”.


Getúlio Vargas
Em vários momentos do filme, Getúlio se mostra exausto na luta pelo esclarecimento da verdade e devido à pressão política. As mágoas e incertezas pelas traições e a saudade do Sul estão sempre presentes. Penso que se não fosse a bala derradeira, ele teria sucumbido por motivos de saúde. Ninguém suporta por tanto tempo tamanha pressão. Ele deixa bem claro que resistiu à renúncia porque tinha valores morais e não iria se entregar injustamente, sair enxovalhado, condescendente com roubo e assassinato.

É inegável que fora um ditador - com todos as condutas repreensíveis, mas voltou ao poder pelos braços do povo e deixou um legado que nos marca até hoje, como talvez nenhum outro presidente tenha feito.

O filme mostra Getúlio como um homem com sentimentos coerentes e vontade de resolver a situação de forma pacífica. Um visionário que fora traído em vários momentos e das formas mais inacreditáveis. Vítima dos militares com um jogo de palavras e atitudes exigindo sua deposição? Conspiração e indução da opinião pública? A verdade nunca saberemos, mas tudo leva a crer que sim.

O filme faz menção ainda a seus grandes feitos que usufruímos até hoje, como os direitos trabalhistas e a Petrobrás. Mas passa longe de ser um filme partidário ou demagogo.

Tony Ramos

Tony Ramos

A cena final de sua morte é incrível. Me emocionei muito, apesar de saber que tal cena seria inevitável, mas ver todos os sonhos de um homem que queria um futuro melhor para nossa nação terminar daquela forma, me tocou demasiadamente. Drica Moraes, que fez Alzira, filha de Getúlio, está belíssima e em uma atuação de arrepiar, sobretudo nessa última cena.

Drica Moraes (Alzira) e Tony Ramos (Getúlio)

As emoções não param por aí: o filme traz ainda a leitura de parte da Carta-testamento, na voz de Getúlio (Tony Ramos) e cenas de seu velório, onde fora aclamado pelo povo, por quem ele sempre lutou.

Esse filme é daqueles imperdíveis. Não sou de partido político algum e acredito que independente das ideologias de cada um de nós, esse filme tem que ser visto como um documentário a respeito daquele momento histórico do nosso país, do grande estadista que Getúlio foi e pelos legados que nos deixou.

Fica o questionamento: como seria se o desfecho fosse diferente? Como estaríamos hoje? Difícil projetar, mas sempre fica o sonho de uma nação melhor e fortalecida quando temos à frente do governo uma pessoa que demonstra ter vontade real de mudar a situação do povo.

Super recomendo! Bom filme!


2 comentários:

  1. Nossa preciso assistir.
    Deve ser muito bommm.
    beijoss

    www.bdebele.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pela visita e comentário no blog! O filme é ótimo! Depois que vc assistir, conte suas observações pra nós! Bjs!

      Excluir