quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Santiago, Chile!

Quando marcamos a viagem a Santiago, Chile, eu não imaginava a maravilha que essa viagem seria. Comecei a ler tudo que podia sobre o Chile: blogs, notícias, guias e livros (recomendo o livro “Santiago do Chile, guia turístico descritivo", da Martha Medeiros) e então comecei a perceber que a viagem seria ótima.

Cordilheira dos Andes (no retorno, durante o dia)
Chegou o dia da viagem. Nosso vôo atrasou cerca de duas horas, mas tudo bem... quando viajo aproveito todos os minutos e tento tirar proveito do que acontecer, pois a graça da viagem é viver tudo, até o imprevisto. 

Ao nos aproximarmos de Santiago já era noite, cerca de 23h, mas nos últimos 20 minutos do vôo pude sentir as primeiras emoções que essa cidade iria me proporcionar: sobrevoando as Cordilheiras dos Andes pudemos ver os cumes cobertos de neve! Uma imagem linda e inacreditável para janeiro! 

Confesso: assim que o avião começou as manobras de aterrissagem - que comecei a sentir as curvas que a aeronave fazia e vendo as cordilheiras logo abaixo de nós, me deu um certo medo! Impossível não se lembrar do filme “Vivos” e sentir um calafrio! Mas em segundos essa sensação se dissipou, até porque a imagem da cidade, a essa altura, já havia me arrebatado! 

No caminho do aeroporto para o hotel a cidade já havia me conquistado totalmente: grandes avenidas arborizadas, trânsito organizado, lindos arranha-céus... será que eu conseguiria dormir essa noite?

Av. Ricardo Lyon, Providência
Santiago é uma metrópole, com cerca de 7.000.000 de habitantes, e incrivelmente tudo funciona muito bem: metrô, ônibus, trânsito (ao menos nos meses de férias), informações, passeios! Foi tudo muito tranqüilo para mim que não falo espanhol – tudo bem que meu marido é fluente na língua... mas eu p-r-e-c-i-s-o me comunicar sozinha e digo que consegui manter uma certa conversação - claro que mais mérito dos santiaguinos do que meu, que se desdobravam para me ajudar, mas está valendo!!

Vista do Cerro San Cristóbal


A cidade é limpa e arborizada. Existe bastante poluição, pois devido à posição do Chile entre as Cordilheiras dos Andes e o Oceano Pacífico, a poluição não consegue se dissipar. O clima em Santiago é super seco. Para os cabelos é uma maravilha! Para a pele... nem tanto! Ok, para as peles oleosas é bom sim, mas os lábios ficam super secos, bepantol derma se torna indispensável (não esqueça de colocar na mala)! Para lentes de contato é um suplício, pois a união do clima seco com a poluição é uma combinação terrível para as lentes. Eu precisava limpar minhas lentes duas ou três vezes ao dia! Mas nada que tirasse meu bom-humor!

Palácio La Moneda



Nas ruas encontramos muitos cães (lindos e grandes, diga-se de passagem!), e incrivelmente não se vê sujeira alguma! A cidade é muito policiada, para onde você olhar, tem um policial disposto a auxiliar.


Educação é outro ponto forte dos santiaguinos: basta colocar o pé na rua que os carros param, nem precisa ser na faixa de segurança! Ninguém passa a sinaleira fechada. Nos metrôs e ônibus, as pessoas cedem o lugar aos mais idosos e às mulheres.

Outra coisa inacreditável: dentro dos ônibus e metrôs sempre é possível encontrar artistas locais tocando até violino! Isso mesmo: violino! Além de ser lindo, torna a viagem mais agradável!

Se existe algo chato em Santiago é com respeito à alimentação... Além da comida ser caríssima, deixa bastante a desejar... cheguei a pagar R$ 43,00 por um simples hambúrguer e não foi possível comer... Os restaurantes também são caros – por menos de R$ 150,00 não tem como comer, mesmo sem pedir vinho... Lanches não saem por menos de R$ 60,00... A solução foi Starbucks, ainda bem que tinha um há uma quadra da nossa casa, ops!, nosso hotel!

Estando em Santiago, não deixe de tomar suco de framboesa!  É simplesmente maravilhoso! Os santiaguinos indicam o suco de chirimoya (é uma fruta típica deles), tipo uma graviola... também é gostoso, mas o de framboesa é imperdível! Prove também o mote con huesillos - é uma bebida de pêssego com trigo (você encontrará nos cerros para vender)... bem doce e gostoso. 

Concha y Toro - vista dos vinhedos com a cordilheira ao fundo
Recomendo o restaurante Wine Bar, na Concha y Toro que, a meu ver, foi o melhor que fomos. Delicioso e com preço justo.

Quanto ao transporte: táxi é caro como em qualquer metrópole – do aeroporto ao hotel que ficamos no Bairro Providência custou R$ 100,00 (trajeto de cerca de 20min). Na cidade é muito fácil se locomover com metrô e ônibus. Compre o cartão BIP numa estação de metrô e divirta-se, pois Santiago é muito bem servida pelas redes de metrô e super fáceis de utilizar!

Se você está planejando viajar a Santiago, reserve ao menos 7 noites, pois a cidade é linda e tem muitos atrativos. Se você fala espanhol tudo fica mais fácil, mas se não falar nem “buenos dias”, tudo bem! Os santiaguinos são super prestativos e tratam muito bem os brasileiros, inclusive 80% dos turistas atualmente são do Brasil!

No próximo post darei dicas do roteiro e dos passeios, do que é imperdível e tudo mais.

Hasta la vista! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário