sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

"O Tempo e O Vento": livro X filme X minissérie


Quem acompanha o blog já sabe que eu sou fã do Érico Veríssimo e que a trilogia “O Tempo e o Vento” é a minha preferida, sendo que já li umas três vezes e nunca me canso.

Agora em setembro/2013 foi lançado o filme, mas a minissérie já existia desde os anos 80. O que eu achei do filme? Lindo, mas vamos por partes...

Gostei do filme: ele não foge da história contida no livro e é bem realista quanto aos diálogos da história. Mas... achei que faltou um pouco de ação e de emoção, pois quando lemos o livro ou assistimos a minissérie, a história é eletrizante e não conseguimos largar. No filme a história é bem parada e não nos leva a grandes emoções. Vendo o trailer do filme eu me arrepiei, mas no filme não... No livro e na minissérie tem passagens que nos arrepiam e que eu sempre choro, no filme não senti isso.

Não pensem que sou preconceituosa com o filme, ou retrógrada. Eu gostei do filme. Só que quem é apaixonada pelo livro vai sentir falta de algumas coisas e de algumas emoções, só isso.

Fernanda Montenegro arrasou como Bibiana Terra Cambará. Na minissérie quem faz a Bibiana é a Lélia Abramo, ótima atriz também, mas a “Fernandona” (que a fez no filme) dispensa comentários. Perfeita. Ana Terra, na minissérie foi interpretada por Glória Pires de uma forma incrível. Tão incrível que eu pensava que a Cléo Pires que agora interpretou no filme não conseguiria superar... mas ela foi brilhante!

Bibiana Terra Cambará (Lélia Abramo e Fernanda Montenegro, minissérie e filme, respectivamente)
Bibiana jovem (na minissérie, Louise Cardoso, e, no filme, Marjorie Estiano, da esquerda para a direita)
Thiago Lacerda como Capitão Rodrigo Cambará está lindo e jovem. Na minissérie, Tarcisio Meira, que fez o Capitão, era mais velho (já tinha cerca de 50 anos), mas com um charme inigualável. Em suma: pra mim o “Tarcisão” será o eterno Capitão Rodrigo, com a irreverência, desprezo pelas regras, fanfarrão... Exatamente como retratado no livro. Inclusive, quando lemos o livro é impossível não dar a entonação às falas exatamente da forma como o Tarcísio fez na minissérie. Ele foi perfeito.

Capitão Rodrigo Cambará - Tarcísio Meira e Thiago Lacerda (minissérie e filme, respectivamente)

Eu como fã dessa história, percebi alguns pequenos detalhes no filme que são diferentes do livro:

1-           Ana Terra no livro tinha dois irmãos: Horácio e Antônio. No filme tem apenas um: Antônio.


Ana Terra - Glória Pires, na minissérie, e, Cléo Pires, no filme.


2-           No livro, o pai de Ana – Maneco Terra, rejeita Pedrinho por vários anos. O filme não mostra isso.

3-           Claro que no livro tem mais personagens que não fazem muita falta na trama, como a cunhada de Ana que fica cega... mas isso tudo bem.

4-           No livro e na minissérie, a cena que o Pe. Lara dá a Extrema Unção ao Capitão, é longa e bem divertida. No filme parece um resumo do resumo... Impossível não dizer que o Pe. Lara ficou meio sem graça no filme. Na minissérie o Pe. Lara é o ator Mário Lago - que dispensa apresentações, e foi perfeito.

Pe. Lara - Mário Lago, na minissérie, e, Zé Adão Barbosa, no filme.

5-           No livro e na minissérie, Bibiana e o Capitão têm três filhos: Bolívar, Anita (que morre) e Leonor. No filme eles têm somente Bolívar e Anita.

6-           Quanto à trilha sonora do filme: achei bonita e moderna, mas a da minissérie é inesquecível! Fico com a da minissérie e confesso que em algumas cenas, após alguns diálogos fiquei esperando o trecho da música “...um certo Capitão Rodrigo que trazia a morte em seu coração...” e outras feitas por Tom Jobim que realmente caíram como uma luva.

Claro que o livro e a minissérie são mais completos e ricos de detalhes que o filme, até em razão do tempo, mas o filme é bem fiel à história, é lindo, muito bem feito e por isso tem seu valor. Inclusive no filme há uma explicação a mais a respeito dos Sete povos das Missões, que na minissérie não tem, que achei muito legal.

Se possível assista o filme e a minissérie... mas não deixe de ler o livro! O livro é simplesmente incrível. Érico Veríssimo supera todas expectativas... Leia ao menos o tomo I, do “O Continente”, que é a parte retratada tanto no filme quando na minissérie. A trilogia completa são sete livros: “O Continente” (2 tomos), “O Retrato” (2 tomos) e “O Arquipélago” (3 tomos).

Trilogia "O Tempo e O Vento", de Érico Veríssimo


Dêem-me um desconto e perdoem-me as comparações, pois sou fã. Assista... leia... é mágico!! O filme é maravilhoso, uma super produção perfeita. A obra é riquíssima, sendo daquelas que não podemos morrer sem conhecer... 

É impossível não se apaixonar, principalmente para nós gaúchos, pois conta a saga da formação do nosso Estado, as dificuldades, os costumes e tradições. Mais uma vez eu digo: é imperdível!


Nenhum comentário:

Postar um comentário