terça-feira, 10 de setembro de 2013

Dica de leitura: “Atado de Ervas”, de Ana Mariano

Há alguns dias uma grande amiga que sabe da minha verdadeira paixão por livros de saga familiar, especialmente quando retrata histórias contendo os costumes e fatos históricos gaúchos, me emprestou esse livro que eu fiquei fascinada.

“Atado de Ervas”, de Ana Mariano, conta a vida na estância gaúcha, tendo como pano de fundo episódios da história real que marcaram o Rio Grande do Sul e o Brasil em meados do século XX.
O livro faz a análise psicológica dos personagens, conta as reflexões, pensamentos, anseios, medos e sonhos dos personagens que compõem essa trama à qual nos sentimos presos até o final.
Adorei a forma com a autora conduziu a história, com detalhes emocionantes, descrevendo os costumes, os dramas e as paixões. Personalidades históricas como Getúlio Vargas e João Goulart aparecem como estancieiros amigos da família, fazendo parte do pano de fundo de uma história envolvente e apaixonante.
Eu adoro história, sobretudo a história gaúcha, então quando encontro um livro contendo costumes, fatos históricos e ainda mais personagens ilustres da política do nosso país eu fico maravilhada. Não consegui largar o livro e quando terminei, confesso que fiquei triste. Isso acontece quando eu me sinto parte da história, por mais estranho que isso possa parecer... Mas algumas histórias me envolvem tanto que eu me sinto vivendo aquela trama... Até cheiros e sons descritos sou capaz de sentir! (outros livros que me ‘senti’ personagem: “O tempo e o vento”, “A casa das sete mulheres” e “A casa das orquídeas”).
Recomendo esse livro que conta várias histórias que se unem para contar como se vivia e morria nas estâncias gaúchas.
Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário