quarta-feira, 27 de março de 2013

Feliz Páscoa!

A Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu por três dias, até sua ressurreição. É o dia santo mais importante da religião cristã. Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, a Páscoa judaica, que é uma das mais importantes festas do calendário judaico, celebrada por 8 dias e onde é comemorado o êxodo dos israelitas do Egito, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a passagem de Cristo, da morte para a vida.
 

A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. De fato, para entender o significado da Páscoa cristã atual, é necessário voltar para a Idade Média e lembrar os antigos povos pagãos europeus que, nesta época do ano, homenageavam Ostera, ou Esther – em inglês, Easter quer dizer Páscoa. Ostera (ou Ostara) é a deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés. A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida.
 
 
 
No entanto, esse costume não é citado na Bíblia e, portanto, este é uma alusão a antigos rituais pagãos.
 

O cálculo da data da Páscoa foi definido na Idade Média e é fundamental na definição do calendário cristão desde os primórdios da cristandade. A Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio da Primavera no hemisfério norte, outono no hemisfério sul. Poderá assim ocorrer entre 22 de março e 25 de abril.
 

Em tempo de Páscoa, o mais importante é entendermos a dimensão da Paixão de Jesus Cristo, que foi capaz de morrer crucificado por acreditar nos Homens. Seus ensinamentos nos alimentam, nos fortalecem e nos fazem crer que somos cristãos e que mesmo nos momentos de descrenças e dificuldades, somos capazes de lutar e vencer.
 

Na Páscoa comemoramos a Ressurreição de Cristo, a vitória sobre a morte, o reviver. Jesus de Nazaré demonstrou que se pode executar homens, mas não se consegue matar as grandes ideias renovadoras, os grandes exemplos de amor ao próximo e de valorização da vida.
 

É o que devemos fazer todos os dias: renascer, reviver, renovar - sonhos, desejos, energias, esperanças, relacionamentos - tudo enfim. Devemos nos dar a oportunidade diária de começarmos tudo novamente, reavaliando nossa vida a cada amanhecer. Começar de novo é o que importa no nosso dia-a-dia.




 
 
 
Assim, a Páscoa nos oferece a oportunidade de viver seu significado todos os dias do ano.
 

A vida só pode ser definida pelo amor, e o amor pela vida. Foi por isso que Jesus de Nazaré afirmou que veio ao mundo para que tivéssemos vida em abundância, isto é, plena de amor.
 

Feliz Páscoa para todos, todos os dias!
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário