segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

É hora de se preparar para o Natal!

 
Estamos na mais festiva época do ano: Natal, final de ano... mil comemorações, emoções à flor da pele! É hora de enfeitar a casa e alegrar o coração!
 
Em muitos países as pessoas montam árvores de Natal para enfeitar casas e locais de trabalho. Essa decoração ajuda a criar um clima especial.

Os pinheiros de Natal começaram a ser montados no ano de 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Mais tarde, quando os alemães foram residir na América, durante o período colonial, difundiram essa tradição.

A tradição católica ensina que os Pinheiros de Natal - que simbolizam vida, paz, alegria e esperança, devem ser montados a partir do dia 30 de novembro, que é o começo do período do advento.
 
 
 
Sua montagem deve ser aos poucos, intensificando-se a partir de 17 de dezembro (momento em que a Bíblia começa a falar do nascimento de Jesus). Em 06 de janeiro (Dia de Reis), de acordo com esta tradição, é o dia de desmontar a árvore de Natal e guardar toda a decoração natalina.
 
 
 
No Brasil, o dia correto para montar a Árvore de Natal é 06 de dezembro, dia de São Nicolau, mais conhecido como Papai Noel e deve ser desmontada no dia 06 de janeiro, Dia de Reis.
 
 
Porém, não precisamos ser tão rígidos com essa data inicial, basta fazer de acordo com o gosto e disponibilidade de cada um. O que importa mesmo é encher os corações de paz, caridade e amor. Concordam?
 
 
 
O Presépio também faz parte da tradição natalina e reproduz o nascimento de Jesus. Essa tradição foi iniciada com São Francisco do Assis, em 1223. Manda a tradição que depois que você montar uma vez o presépio, deverá montar sempre! Ah, e ele não deve ser montado todo de uma vez: deve ser montado aos poucos, como uma encenação dos acontecimentos em torno do nascimento de Jesus (somente no dia de Natal coloque o menino Jesus na manjedoura, José e Maria ao seu lado... e assim por diante!)
 
Eu já montei minha árvore de Natal e coloquei a decoração pela casa e escritório! Adoro esse clima festivo de amor e de paz. Confesso que fico triste ao ver que sentimentos tão lindos só afloram para a maioria das pessoas nessa época, quando na verdade, deveríamos amar a todos, sem distinção, durante todos os dias do ano.
 
Desejo que todos nós possamos esquecer as mágoas, as ambições, o ódio, a inveja, a arrogância e as injustiças, amando a si e aos outros sem distinções!
 
 
Bons preparativos para as festas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário