sábado, 29 de dezembro de 2012

Adeus ano-velho, feliz Ano Novo!!



O Ano-Novo ou Réveillon é a celebração do fim de um ano e o começo do próximo. O termo Réveillon tem origem no verbo francês réveiller, que significa "despertar".

A comemoração ocidental tem origem num decreto do governador romano Júlio César, que fixou o 1 de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C.


A passagem do ano-novo é, hoje, celebrada por todo o mundo e, normalmente, envolve queima de fogos de artifício e diferentes tipos de promessas e simpatias.



Algumas simpatias, crendices e superstições já se incorporaram a nossa cultura. Pra mim, por exemplo, um “ritual” que é indispensável no ano novo é comer lentilha!

Dizem que comer lentilha traz sorte, pois, como é um alimento que cresce, faz a pessoa crescer também. Além disso, dizem que “cada grão é um milhão”!

Uma das simpatias mais comuns feitas no Ano Novo para atrair dinheiro é a da romã. Chupe sete sementes na noite de Réveillon, embrulhe todas num papel e guarde o pacotinho na carteira para ter dinheiro o ano inteiro.

O consumo de aves, como o peru e o frango, não é indicado na ceia de Ano Novo. Como esses animais ciscam para trás, acredita-se que quem comê-los regride na vida.

Guarde uma folha de louro na carteira durante o ano inteiro para ter sorte.

Coma três uvas à meia-noite, fazendo um pedido para cada uma delas (também já ouvi falar que seriam 7 uvas...).

Jogue moedas da rua para dentro de casa para atrair riqueza.

Dê três pulinhos com uma taça de champanhe na mão, sem derramar nenhuma gota, e jogue todo o champanhe para trás para deixar tudo o que for ruim no passado.

Passe as 12 badaladas em cima de uma cadeira ou banquinho e depois desça com o pé direito.

Pule num pé só (o direito), à meia-noite, para atrair coisas boas.

Não passe a virada do ano de bolsos vazios para não continuar o ano inteiro com eles vazios.

Coloque uma nota no sapato para chamar dinheiro.

No dia 31, faça uma boa limpeza na casa, varrendo-a de trás para frente. Coloque para fora todo lixo, objetos quebrados e lâmpadas queimadas. Não guarde as roupas do avesso.

Para evitar energias ruins, muitas pessoas lavam os batentes das portas com sal grosso e água e borrifam água benta nos quatro cantos da casa.

Na primeira noite do ano, use lençóis limpos.

À meia-noite, para ter sorte no amor, cumprimente em primeiro lugar uma pessoa do sexo oposto.

Quem pretende viajar bastante no ano que se aproxima, deve pegar uma mala vazia e dar uma volta dentro de casa.

Abra as portas e janelas da casa e deixe as luzes acesas.

Na noite da virada, também é importante usar uma lingerie nova e na cor que representa seu desejo (rosa: amor, vermelha: paixão, azul: saúde, amarela: prosperidade, branca: paz).

Se você passar a virada à beira-mar é importante pular com o pé direito as 7 primeiras ondas do mar!

Quem não acredita em simpatias deve lembrar que elas funcionam desde que você tenha fé! Todo ato de vontade é uma forma de magia. Magia é a capacidade de realização, que emana de forças psíquicas, que transforma em real uma vontade dirigida. Então... é só entrar no clima e fazer pensamento positivo que tudo se concretizará! O pensamento tem força!

Acho muito legal o Ritual de Despedida do ano que está terminando: antes de encerrar o ano, acenda uma vela branca, faça uma oração e escreva numa folha de papel branco tudo que houve de triste, desagradável, frustrações, falta de realização, dissabores, medos, inseguranças, incertezas, mágoas, bloqueios... Enfim, tudo que você vivenciou no ano que passou e que pretende excluir de sua vida neste novo ano. Em seguida, queime a folha na vela desmaterializando qualquer crença negativa ou padrão de pensamento ruim.
 
Depois da passagem do ano, pode ser no dia seguinte, pegue outra folha de papel e escreva tudo que você almeja para o ano novo como: saúde, trabalho, dinheiro, realização em todas as áreas de sua vida, amor, felicidade... Dobre e guarde dentro de um livro de orações até o ano seguinte.


Com simpatias ou sem qualquer crendice, o importante é deixar o ano-novo nascer dentro de cada um de nós. Renovarmos-nos em cada atitude, sermos a cada dia pessoas melhores, mais caridosas, mais amáveis, mais amigos... só assim seremos mais felizes.

É hora de refletir sobre os acontecimentos bons e ruins, lembrar o que foi maravilhoso, aprender com o que não foi tão bom assim e e evoluirmos com tudo que nos sucedeu durante o ano, para cada vez trilhar um caminho de mais luz, amor e paz! 

Desejo que 2013 seja um ano maravilhoso, com realizações e muita felicidade!


Feliz Ano Novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário