terça-feira, 24 de julho de 2012

Boas maneiras, educação, etiqueta? Sim!



Boas Maneiras são a essência da boa educação. Um bom relacionamento depende muito do comportamento social. Há uma gama imensa de normas a seguir e teimo em dizer que segui-las mostra nossa educação, nos aproxima das pessoas, faz todos mais felizes e torna a convivência agradável.

Abaixo seguem alguns comportamentos que entendo serem indispensáveis para a convivência harmoniosa e educada:

1-   Cortesia sempre está em moda, aplique! As pessoas gentis e corteses são sempre lembradas pelas suas atitudes, por isso, prime por elas.


2-   A franqueza deve ser reservada para os íntimos, mas espere que a pessoa lhe peça opiniões sinceras. Cuidado para não magoar as pessoas com sua opinião, pois nem sempre querem saber o que você pensa.

3-   Use sempre as três "palavras mágicas": por favor, com licença e obrigado(a)... Elas abrem portas e demonstram educação.


4-   Trate as pessoas com respeito e educação. Atenção: pessoas que pertencem a outra geração que a sua, ou hierarquicamente superiores, merecem ser chamadas de Sr. ou Sra., nunca se chama as pessoas mais velhas, ou hierarquicamente superiores, apenas pelo nome.

Esse ponto é o mais em falta hoje em dia e não há nada mais feio e deselegante do que uma pessoa jovem chamar outra pessoa pelo nome direto sem o pronome de tratamento (mesmo que ela seja poucos anos mais velha, mas basta ser de outra geração – pai de amigo, sogro, tio, etc). Além de falta de educação, demonstra falta de cuidado, desatenção e desleixo. Não “dói” nada usar um “Sr.” ou “Sra.” antes do nome e faz toda a diferença.

5-   Pontualidade é o ponto de honra da vida social. Seja pontual sempre e avise se for se atrasar, pois todos temos muitos compromissos e ninguém é tão importante que possa fazer os outros esperar.

6-   Saiba ouvir. Não queira dominar a conversa e não seja pedante. Não queira fazer graça sempre.

Existem muitas regras que devem ser seguidas, inclusive poderíamos listar dezenas: ajudar o próximo, jogar lixo no lixo, devolver tudo que pedir emprestado, respeitar a liberdade do outro, despir-se de preconceitos, cumprimentar as pessoas, saber dividir, olhar as pessoas nos olhos ao conversar, retornar telefonemas, ter o aperto de mão firme, dizer a verdade, saber pedir desculpas, esperar sua vez... Penso que devemos usar o bom-senso e a educação, assim, tornamos a vida leve, agradável e respeitamos o nosso próximo sem tornar nosso dia-a-dia num livro de etiqueta!


6 comentários:

  1. Obrigada Nati! Que bom que vc acompanha o blog... Obrigada!! Eu não perco teus posts!!! Bjão!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, boas maneiras estão em falta ultimamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí, Nath! Mas, como uma amiga me falou: pelo menos a gente faz a nossa parte! Bjs e obrigada por participar do blog!

      Excluir
  3. Boas maneiras,ótimo post, muitas vz se sente falte mesmo! bjus

    ResponderExcluir