terça-feira, 5 de junho de 2012

Literatura de mulherzinha?

Você já ouviu falar em livros “Chick Lits”? Nada mais é do que a literatura voltada para o sexo feminino - "literatura de mulherzinha"! Mas, antes de você fazer “cara feia” para esse tipo de livro, leia um exemplar, pois, tenho certeza que vai amar! (Se você for mulher, claro! Os homens... imagino que não vão gostar tanto assim! Pois, normalmente é uma narrativa dos dilemas e alegrias da vida feminina).

Exemplos desse estilo literário são as obras de Marian Keyes - irlandesa que alcançou o sucesso como escritora desse gênero.

Os livros dela são romances leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna, independente, culta e audaciosa, com sua rotina tripla, seus problemas amorosos, de peso, no trabalho, no namoro, no casamento, no divórcio. Enfim, suas dores, angústias, inseguranças, frustrações, alegrias, surpresas e muito mais. É um gênero que  faz parte da literatura voltada para o entretenimento, cujo objetivo principal é  divertir.

Eu não li todas as obras dela, li apenas quatro: “Melancia”, “Férias”, “Sushi” e “Casório?!”. Afirmo que em todos eles fiquei fascinada e não conseguia largar o livro! Sabe aquela leitura envolvente, que em um momento ou em outro você identifica a si própria e as amigas? É nesse clima agradável que o enredo de suas obras se desenvolve! Já estou com outras obras dela “na fila”: “É agora, ou nunca”, “Los Angeles”, “Um bestseller pra chamar de meu”,”Tem alguém aí?”, “Cheio de charme“, “A estrela mais brilhante do céu”.
Outra excelente escritora desse seguimento é a Lauren Weisberger – quem nunca leu os livros dela, não sabe o que está perdendo: “O Diabo veste Prada”, “Todo Mundo Que Vale a Pena Conhecer”, e, “À Caça de Harry Winston”. Eu já li esses três livros dela e estou aguardando o quarto livro: “Last Night At Chateau Marmont" (ainda sem título em português e sem previsão de chegada ao Brasil).


Esse estilo literário tem muitas subdivisões. Tem o “Glamour lit” – que como o próprio nome diz, é o mais glamouroso, fashion e até mesmo esnobe, Teen Chick Lit” (para adolescentes), "Mommy Lit" (para mães), “Mystery Lit” (suspense e mistério), “Wedding Lit” (casamento), “Single City Girl Lit”(gatotas solteiras na cidade grande), “Hen Lit” (vida de mulheres maduras), “Fantasy Lit” (literatura de fantasias), “Working Girl Lit” (garotas e suas carreiras) e muitos outros!

Recomendo os livros desse estilo por serem livros adoráveis, leves, divertidos e, por muitas vezes apresentarem situações muito corriqueiras e parecidas com as que vivemos... Mostrando, inclusive, que a solução para nossos dilemas pessoais normalmente é muito mais simples do que imaginamos. Além disso, ler é uma excelente forma de diversão, entretenimento, e, principalmente cultura!

Boa leitura e compartilhe conosco o que você achou desse estilo literário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário