terça-feira, 19 de junho de 2012

"In vino, veritas"

Vinho, mais que uma simples bebida, um prazer!



Chegando a estação mais fria do ano, começamos a viver as delícias da estação – por mais que se odeie o inverno (falo por mim!), sempre há algo de bom em cada época do ano. Uma das vantagens do frio é a parte gastronômica! Sim, no inverno queremos comidas mais elaboradas, mais calóricas, mais quentes, bebidas que nos aqueçam e tudo mais que nos oferte um alento para suportarmos as baixas temperaturas.




Mas não precisamos esperar o inverno para provar uma das bebidas mais consumidas no mundo: o vinho! Quem não gosta de uma bela taça de vinho com uma boa companhia, seja no frio ou no calor do alto verão?


O vinho é uma bebida alcoólica produzida por fermentação da uva. Existem cinco tipos distintos de vinhos: os vinhos tintos, os brancos, os rosés, os espumantes, e os vinhos fortificados. Em Portugal existe um tipo de vinho específico, o vinho verde, que pode ser tinto ou branco, caracterizado por uma acidez um tanto mais elevada que os demais.

Abrir um vinho não é apenas o ato de remover a rolha. Beber um vinho envolve todo um ritual que deve ser obedecido a fim de trazer prazer e envolvimento.

Fui introduzida nesse universo dos vinhos pelo meu marido, acompanhando-o em algumas degustações, vendo-o apreciar um bom vinho, provando junto com ele, bem como, participando desse ritual que é abrir e degustar uma bela garrafa de vinho. Por isso, acho que posso dar umas dicas sobre como aproveitar e curtir essa bebida tão reverenciada.



Apreciar um bom vinho, para alguns significa seguir com rigidez certas regras e etiquetas - o que para os ortodoxos é indispensável para uma adequada degustação. Para outros, degustar um vinho, nada mais é do que abrir uma garrafa e beber do seu líquido. Acredito que podemos ficar no meio termo, ou seja, sem ficarmos presos a regras e conceitos, porém respeitando um mínimo de princípios e regras para uma boa degustação, como a temperatura adequada, o cálice correto e o tempo de guarda que cada vinho exige para atingir sua plenitude. O que vale mesmo é beber um bom vinho e se divertir com uma boa companhia.


Experimente apreciar um vinho deixando-se levar pelo, visual, aromas e sabores. O vinho deve ser desfrutado e não apenas degustado. Ao provar um vinho, tente não julgá-lo e sim aproveitar tudo aquilo que puder extrair da bebida, pois se começar com análises profundas, uso demasiado de termos técnicos, uso de palavras que viraram clichê no mundo do vinho, poderá cair na “chatice” e no “esnobismo”.

O vinho é uma bebida que está muito ligada a sentimentos, à confraternização, à amizade, ao amor. Digo por experiência própria que se bebermos um vinho em uma situação especial, mesmo que ele não seja um vinho premiadíssimo ou muito famoso, ou até mesmo, de preço muito elevado, ficará marcado para sempre. Lembro aqui que preço alto nem sempre significa o melhor vinho.

Ao provar os vinhos vamos conhecendo nosso paladar e descobrimos qual vinho que mais nos agrada. Além disso, gosto é pessoal e cada vinho pode despertar sentimentos diferentes em cada um de nós, por isso é tão charmoso, intrigante e elegante. Saúde!

Observação: Algumas fotos foram retiradas do site do Vinhedos do Monte Agudo (www.monteagudo.com.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário