domingo, 24 de junho de 2012

Festa Junina!

Em tempos de Festas Juninas sempre nos vem a recordação dos tempos de infância e colégio quando essas datas sempre eram (e ainda são) marcadas por festejos deliciosos! Quem não se lembra da “Dança da Quadrilha” e do “Casamento Caipira”? Hummm... e dos quitutes gostosos?? Pipoca, quentão, doces...


Pensando nisso, providenciei algumas coisinhas que adoro: Doce de Batata Doce e Carapinha (ou amendoim cri-cri) que compartilho com vocês as fotos e as receitas!




  
Doce de batata-doce

1 kg de batata doce cozida, descascada e esmagada
1 kg de açúcar
1 pacote de gelatina sem sabor
2 pacotes de gelatina colorida (comum)
1 vidro pequeno de leite de coco

Coloque as batatas cozidas, descascadas e esmagadas, o açúcar e a gelatina sem sabor numa panela junto com o leite de coco. Divida tudo em duas partes e coloque em cada uma das partes 1 pacote de gelatina comum – o sabor/cor vai determinar a cor do doce.

Cozinhe, mexendo sempre até obter o ponto. A dica que eu dou é que ao ferver, não passe de 30 minutos – senão ficará muito duro e você não conseguirá cortar! Coloque em um refratário untado. Corte em pedaços e passe no açúcar. Mantenha na geladeira.




Carapinha
1 copo de amendoim
1 copo de açúcar
1 copo de água


Coloque tudo na panela, em fogo brando. Mexa até desgrudar da panela. Vire na bancada de pedra para que não fique unido.

Mantenha em vidro fechado para manter crocante.


Experimentem! As receitas são fáceis, práticas e deliciosas!! Boas festas pra vocês!

2 comentários:

  1. oooow época bonita e que realmente nos remete lá pra nossa infância né...aqui esses festejos são muito comemorados, pro nordestino o são joão é como a semana farroupilha pro gaúcho! VIVA SÃO JOÃO!!

    ResponderExcluir
  2. Viva São João!! Essas festas lindas têm de perdurar! Imagino aí no Maranhão como deve ser festejado! Bjão!

    ResponderExcluir